" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Arrume as Malas  
Durante a Primeira Guerra Mundia,T. E. Lawrence,famoso soldado britânico,cavalgava com um grupo de árabes,através do deserto,em meio a uma tempestade de areia e sob intenso calor.de repente,um árabe percebeu que um de sus companheiros estava faltando."Onde está Jasmim?"gritou ele.Naquele instante,todos olharam para trás e notaram que o camelo desse homem prosseguia a viagem sozinho.Jasmim,vencido pelo calor e desconforto do longo trajeto,ca7ra do animal.Havia ficado muito para trás,sujeito às dificuldades do deserto e entregue à morte.Um dos membros da caravana,indiferente à sorte do colega,disse:"Jasmim não é muito valioso para o grupo;deixemo-lo para trás."
Lawrence,no entanto,jamais deixaria que alguém do seu grupo perecesse por falta de auxílio.Deu meia-volta,para espanto de todos,e retrocedeu até encontrar Jasmim encolhido na areia e morrendo de sede e calor.Ofereceu-lhe água e alimento,e assim o pobre homem recobrou o ânimo.Finalmente,Jasmim foi conduzido de volta à caravana de que fazia parte.
Jesus não quer que você falte no dia em que Ele voltar à Terra.Está disposto a fazer tudo para resgatá-lo do deserto deste mundo.Não duvide disso.Ele cumprirá Sua palavra.No entanto,por mais que Ele queira levá-lo para o Céu,numa viagem infinitamente mais empolgante que a ida do homem à Lua,não pode forçar você a preparar as malas.Por sinal,o próprio Cristo,ao falar de Sua volta à Terra,propôs algumas parábolas para ilustrar a necessidade de preparo e,ao mesmo tempo,deixar bem claro que só irá com Ele para o Céu quem quiser.Mas também foi incisivo ao dizer que serão condenados à perdição os que não estiverem preparados.
Fique Atento
Depois de comparar Sua vinda com o diluvio,que surpreendeu os desatentos Jesus disse:"Então,dois estarão no campo,um será tomado,e deixado o outro;duas estarão trabalhando num moinho,uma será tomada,e deixada a outra"(Mateus 24:40 e 41).E, no verso 42,aconselhou:"Portanto,vigiai,porque não sabeis em que dia vem o vosso senhor."
No capítulo 25,Jesus aprofundou Sua advertência,ao contar a parábola das dez virgens.Providas de lâmpadas,todas saíram para se encontrar com o noivo.Cinco delas,chamadas de prudentes,tinham azeite em suas vasilhas.Mas as outras cinco,as néscias,não tinham provisão de óleo.Com a tardança do noivo,todas dormiram.Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido,mas o notável teólogo Joachim Jeremias esclarece no livro The Parables of Jesus(Scribner's,1972):"O que é condenável não é o fato de terem adormecido,mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas."Como você persebe,o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada,ou seja,ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossa vida.
James Montgomery Boice,em The Parables of Jesus(Moody,1983),mostra um perigo a que todoso estamos sujeitos:"Portanto,devemos dizer,com base na parábola e em nossa própria observação,que há pessoas na igreja que ouviram o convite de Cristo,responderam o convite de algum modo,e até podem ser consideradas como tendo afeição por Ele,mas ainda não estão preparadas para encontrá-Lo.São bons membros da igreja.Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus.Mas não nasceram de novo.Não passaram por aquela mudança interior capaz de habilitá-las para entrar no céu."
A necessidade de vigilância está bem evidente nas parábolas alusivas à volta de Jeus.Por isso,Ele advertiu:"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe,nem os anjos dos Céus,nem o Filho,senão o Pai" (Materus 24:36).
Por que não foi revelado o dia da volta de Jesus?Certa vez,ouvi alguém dizer:"Se eu soubesse o dia e a hora,não seria pego de surpresa;faria todos os preparativos e ensaiaria um grito de vitória."
Essas palavras parecem lógicas,mas há nelas uma armadilha.Se você soubesse o dia e a hora,teria a tendência de adiar seu preparo.Foi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora.Ele,entretanto,falou sobre os sinais que anunciariam Seu retorno à Terra.
Como Se Preparar
Em que consiste o preparo para a volta de Jesus?Deixemos que a Bíblia fale sobre isso:"Portanto a graça de Deus se manisfestou salvadora a todos os homens,educando-nos para que,renegadas a impiedade e as paixões mundanas,vivamos,no presente século,sensata,justa e piedosamente,aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,o qual a Si mesmo Se deu por nós,a fim de  remir-nos de toda a iniquidade e purificar,para Si mesmo,um povo exclusivamente Seu,zeloso de boas obras"(Tito 2:11-14).
Quando essa "bentita esperança"se concretizar,Jesus comandará nossa viagem rumo ao céu.Você quer participar dessa viagem rumo ao Céu.você quer participar dessa viagem maravilhosa?Então,aceite a Jesus como Seu Salvador.Peça-Lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas.O preparo,portanto,consiste em viver "sensata,justa e piedosamente"
E não se esqueça de um segredo:a maneira de esperar a volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando.O noivo espera a noiva no altar porque a ama.Você ama a Jesu o suficiente para esperá-Lo com paciência e fé?Ele disse:"Se Me amais,guardareis os Meus mandamentos" ( João 14:15).De acordo com as Escrituras Sagradas,você não guarda os preceitos divinos para ser salvo,mas o guarda porque ama Aquele que,muito em breve ,virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer a mais fascinante viagem rumo ao Céu.
Não Fique Para Trás
O Novo Testamento não enfatiza o momento específico  do retorno de Cristo,mesmo porque ninguém sabe a data,mas dá grande ênfase no Preparo para esse acontecimento.Em Mateus 24 e 25,Jesus conta várias parábolas sobre a importância de estar preparado.Veja alguns passos fundamentais para se preparar:
1-Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus.
2-Aceite que Jesus é o Messias e o seu salvador.
3- Pela fé nos méritos do sacrifício de Cristo em seu lugar,receba o dom da salvação.Deus irá declará-o justo.
4-Pelo poder do Espírito Santo,procure viver uma vida íntegra e marcada pelo amor a Deus e ao próximo.
5-Fique alerta e mantenha contato diário com Deus.Jesus disse várias vezes:"Vigiem e orem!"
6-Se Cristo demorar,não desanime e nem perca a fé.
7-Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.
Esperança Para Um Mundo em Crise